top of page
De Capela a Basílica
 

      No ano de 1775, Francisco Xavier de Medeiros, patrono do exército e considerado fundador da cidade, estabeleceu-se às margens do rio Canindé, e logo depois iniciou a construção da capela em homenagem a São Francisco de Assis, de responsabilidade do arquiteto italiano Antônio Mazzoni.

   A capela ficou pronta em 1796, no mesmo ano chega a primeira imagem de São Francisco vinda de Portugal para adornar seu interior.

     O crescimento do lugarejo para se tornar vila até o momento de se emancipar e virar cidade, data da época da construção da então simples capela. Dessa época também nos vem os primeiros relatos de milagres atribuídos ao santo que iria alavancar o crescimento e a prosperidade econômica de Canindé.

     Diz a lenda que um operário que trabalhava na reforma da igreja, despencou de uma altura de 20 metros e ao se apegar ao nome do santo, teria se enroscado em uma corda que evitou sua queda e consequentemente salvou sua vida. Desde então, não param as histórias de milagres e graças alcançadas de fiéis devotos por interseção de São Francisco.

bottom of page